Negociações de tratato de protecção do alto mar terminam sem acordo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 ago 2022 9:03

As negociações para um tratado internacional de protecção do alto mar foram suspensas, na sexta-feira, sem acordo, com os países a decidirem retomar as discussões no final deste ano.

No final de duas semanas de reuniões, os negociadores concluíram ser necessário mais tempo para tentar chegar a um acordo, afirmou a presidente da conferência intergovernamental, Rena Lee.

Lee salientou as negociações estão "mais perto do que nunca do objectivo", na sequência dos progressos realizados nos últimos dias.

As delegações planeiam retomar as conversações numa data ainda por determinar para tentar concluir um tratado que tem sido informalmente discutido há décadas e formalmente discutido desde 2018.

"Embora seja decepcionante que o tratado não tenha sido finalizado durante as últimas duas semanas de negociações, sentimo-nos encorajados pelos progressos alcançados. Instamos os delegados a manter o ímpeto e completar o tratado quando a conferência for retomada no final deste ano", disse a directora da campanha dos oceanos da organização não-governamental Pew Charitable Trusts, Liz Karan, em declaração.

O tratado que os países de todo o mundo visam adoptar procura assegurar a conservação e a utilização sustentável da diversidade biológica marinha em áreas fora de jurisdição nacional.

Estas áreas cobrem águas a mais de 200 milhas náuticas da costa e são actualmente reguladas por diferentes acordos e organismos, sem um quadro geral claro.

O alto mar, como estas águas internacionais são geralmente conhecidas, representa dois terços da superfície total dos oceanos que, de acordo com grupos ambientalistas, se encontram actualmente sob grandes ameaças como poluição, alterações climáticas e novas tecnologias que abrem as portas à exploração mineira em alto mar e à pesca mais intensiva.

A quinta e última ronda de negociações foi suspensa na sexta-feira, em Nova Iorque, quando se percebeu que não havia espaço para acordo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 ago 2022 9:03

Editado porAndre Amaral  em  27 ago 2022 13:31

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.