Índia e CPLP negoceiam reforço de cooperação em vários sectores

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 set 2022 8:26

Subrahmanyam Jaishankar, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia
Subrahmanyam Jaishankar, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia

A CPLP e a Índia querem reforçar a cooperação "nos mais diversos domínios", incluindo no económico e sobre a integração da diáspora indiana nos Estados-membros da comunidade, anunciou hoje o secretário-executivo da organização lusófona.

O chefe da diplomacia indiana, Subrahmanyam Jaishankar, deverá reunir-se com os seus homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Nova Iorque, à margem da 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, adiantou Zacarias da Costa, em declarações à Lusa.

Segundo o secretário-executivo, esta reunião foi solicitada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia à CPLP.

"O encontro vai nesse sentido de aprofundarmos, não só a cooperação nos mais diversos domínios - a Índia é um país bastante avançado - mas também de olharmos um pouco como é que a integração da diáspora indiana nos nossos países está a ser feita, e como é que poderemos trabalhar muito mais" nesse sentido, afirmou o diplomata timorense, que desde Julho de 2021 assumiu a liderança do secretariado-executivo da CPLP.

Mas, sublinhou, os indianos estão interessados numa cooperação na área económica com os Estados-membros da CPLP.

Além disso, Zacarias da Costa anunciou que na primeira semana de Dezembro, está prevista a realização da semana da lusofonia em Goa, uma iniciativa conjunta da CPLP, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, do gabinete do secretário de Estado das Comunidades portuguesas e das autoridades da Índia.

Esta iniciativa conta com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, em Goa, disse.

"Estas são iniciativas que podemos sempre organizar, onde está a própria gastronomia e a promoção da própria língua portuguesa e onde os nossos países estão presentes", realçou o diplomata timorense, defendendo, porém, que também é necessário traduzir livros de alguns autores indianos para português e de portugueses para indiano, outros dos objectivos neste estreitar das relações entre CPLP e Índia.

"Já temos muitos autores portugueses que estão traduzidos em inglês, mas precisávamos de ter muito mais", defendeu o secretário-executivo.

A Índia é um dos países observadores associados da CPLP. A candidatura da Índia àquele estatuto foi aprovada na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que decorreu em 17 de Julho de 2021 em Luanda, Angola.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 set 2022 8:26

Editado porAndre Amaral  em  16 set 2022 14:11

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.