PE apela à entrada de Bulgária e Roménia no espaço Schengen

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 out 2022 14:22

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje ao Conselho da União Europeia (UE) para que permita o acesso da Bulgária e da Roménia ao espaço Schengen de livre circulação, salientando que ambos os países cumprem há muito os critérios.

Numa resolução hoje adoptada por 547 votos a favor, 49 contra e 43 abstenções, os eurodeputados recomendam que o Conselho da UE aprove a entrada da Roménia e Bulgária no esapaço Schengen até final do ano, o que resulta na abolição de controlos de passageiros nas fronteira internas de ambos os Estados-membros em inícios de 2023.

O PE salienta que a ausência de uma decisão relativa aos dois países "é discriminatória", dado que ambos cumprem desde 2011 todas as condições necessárias para a adesão à área de livre circulação de pessoas e bens, o que pode perturbar o mercado interno da UE.

O espaço Schengen inclui 26 países - 22 Estados-membros, incluindo Portugal, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 out 2022 14:22

Editado porAndre Amaral  em  19 out 2022 9:19