Banco de Inglaterra vende obrigações compradas durante 'crise Truss'

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 jan 2023 14:07

O Banco de Inglaterra vendeu quase 20.000 milhões de libras (22.580 milhões de euros) em títulos do Governo britânico que tinha comprado para sustentar o mercado devido à crise desencadeada pelo controverso orçamento da ex-primeira-ministra britânica Liz Truss.

O banco anunciou hoje que se desfez destas obrigações compradas temporariamente entre Setembro e Outubro, quando a libra esterlina se afundou na sequência do anúncio de um orçamento com cortes de impostos que não incluía qualquer forma de os financiar.

"O banco vendeu agora a totalidade da sua carteira de 19.300 milhões de libras (21.789 milhões de euros) em títulos que tinha temporariamente", disse o banco.

"As compras foram feitas para restaurar as condições de mercado ordenadas após a disfunção no mercado obrigacionista britânico e, ao fazê-lo, reduzir os riscos de contágio às condições de crédito das famílias e empresas britânicas", sublinha o banco.

Na sequência de pressões do próprio partido conservador, Truss foi forçada a demitir-se em Outubro como líder do partido e primeiro-ministro do Reino Unido, após o que foi substituída por Rishi Sunak.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 jan 2023 14:07

Editado porAndre Amaral  em  12 jan 2023 16:26

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.