África CDC ajuda Governo do Malawi no controlo de surto de coléra

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 fev 2023 14:21

O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) disse hoje que está a trabalhar com o Governo do Malawi para tentar controlar o surto de cólera que desde Março provocou 1.162 mortos.

"Estamos no terreno no Malawi a apoiar o Governo para controlar esta epidemia de cólera", disse o director interino do África CDC, Ahmed Ogwell, na conferência de imprensa semanal daquele organismo.

O responsável acrescentou que o África CDC está "a observar de muito perto o ressurgimento de casos, apesar de terem instituídas medidas de controlo", admitindo que o Malawi e outros países com surtos de cólera, como o Quénia, Moçambique e a Zâmbia, estão a ter dificuldades no acesso às vacinas contra a doença.

"As vacinas são uma das ferramentas que utilizamos para responder a um surto de cólera. Temos actualmente uma escassez global da vacina", explicou o epidemiologista queniano, sublinhando que "os países não têm acesso imediato a essa vacina devido a essa escassez".

O África CDC está a trabalhar com a Aliança Global de Vacinas e Imunização (GAVI, na sigla em inglês) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para "torná-la disponível o mais rapidamente possível", disse o director em exercício, sublinhando que a vacina "não é a única ferramenta" para combater a doença.

"Temos outros instrumentos: medidas de saúde pública, água limpa, saneamento mais seguro (...). As vacinas são realmente um complemento das medidas de saúde pública que temos de tomar", acrescentou.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Malawi na quarta-feira, o surto, que afecta 29 distritos do país, resultou em 35.500 casos, incluindo 1.162 mortes, com uma taxa de mortalidade de 3,27%.

A cólera é uma doença diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada com o bacilo 'vibrio cholerae'.

Segundo a OMS, a cólera continua a ser "uma ameaça global para a saúde pública e um indicador de desigualdade e de falta de desenvolvimento".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

África CDC

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 fev 2023 14:21

Editado porAndre Amaral  em  2 fev 2023 15:58

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.