República Dominicana apresenta em breve candidatura a observador associado da CPLP

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2023 9:32

A CPLP já tinha comunicado que iria reforçar a cooperação com a Comunidade Ibero-Americana
A CPLP já tinha comunicado que iria reforçar a cooperação com a Comunidade Ibero-Americana

A República Dominicana vai candidatar-se a observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, disse à Lusa o secretário executivo da organização.

Segundo Zacarias da Costa, o Governo da República Dominicana manifestou-lhe a vontade do país de se tornar observador associado da CPLP num encontro na passada sexta-feira em Santo Domingo, à margem da 28.ª Cimeira Ibero-Americana.

"Essa vontade foi expressa pelo ministro da Presidência, acompanhado do seu vice-ministro, num encontro que teve lugar no Palácio Presidencial de Santo Domingo", afirmou o secretário executivo.

Quanto à carta formal necessária para formalizar o interesse da República Dominicana de se associar à organização Lusófona "será em breve entregue" ao secretariado executivo da CPLP, referiu Zacarias da Costa, sem adiantar datas possíveis.

Também na sexta-feira, os ministros dos Assuntos e Relações Exteriores da Ibero América aprovaram a candidatura da CPLP a observador consultivo daquela comunidade.

A 23 de Março, Zacarias da Costa já tinha comunicado que a CPLP iria tornar-se observador consultivo da Comunidade Ibero-Americana na cimeira de Santo Domingo e iria reforçar a cooperação com aquela organização, em áreas como a saúde e alimentação, justiça e língua, como a Lusa noticiou.

O primeiro-ministro português, António Costa, anunciou no sábado que Portugal tomou a iniciativa de constituir um fundo, que arranca com um milhão de euros, para a cooperação entre a comunidade ibero-americana e a CPLP. 

Num discurso na cimeira, António Costa saudou "a adesão como observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CPLP] à comunidade ibero-americana".

O primeiro-ministro considerou que este "é um passo muito importante" e referiu que "a comunidade ibero-americana já era observador no espaço da CPLP".

As duas organizações, que têm dois Estados-Membros em comum - Brasil e Portugal -, já partilham, por este motivo, o português como língua oficial e de trabalho.

Além disso, alguns Estados-membros da Ibero-América - Andorra, Argentina, Chile, Espanha, Peru e o Uruguai - são observadores associados da CPLP.

E, na próxima cimeira da CPLP, que terá lugar em São Tomé e Príncipe no verão, deverá ser aprovada a candidatura do Paraguai a observador associado, anunciou o secretário executivo na sua intervenção no dia 23, adiantando que a Colômbia também já formalizou a sua vontade de se associar à comunidade de língua portuguesa.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

A Comunidade Ibero-Americana é constituída por 22 países: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa, e na Península Ibérica, Espanha, Portugal e o Principado de Andorra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2023 9:32

Editado porJorge Montezinho  em  27 mar 2023 8:03

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.