OMS declara fim da emergência de saúde pública internacional para Mpox

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 mai 2023 14:49

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o fim da emergência de saúde pública internacional para a doença Mpox, o mais alto nível de alerta, que estava em vigor desde Julho de 2022.

"Ontem [quarta-feira] o comité de emergência reuniu-se e recomendou-me que o surto em vários países de Mpox já não representa uma emergência de saúde pública internacional. Eu aceitei esse conselho", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus em conferência de imprensa.

Segundo disse, apesar do levantamento do nível máximo de alerta, a doença anteriormente designada por Monkeypox "continua a representar desafios significativos que necessitam de uma resposta robusta, pró-activa e sustentável".

De acordo com a OMS, no total, mais de 87 mil casos e 140 mortes foram notificados à OMS de 111 países.

"À semelhança da covid-19, o trabalho não acabou", alertou o responsável da organização, ao adiantar que, apesar de o número de casos ter baixado quase 90% nos últimos três meses a nível global, o vírus está ainda a afectar comunidades em todas as regiões, incluindo em África, onde a transmissão "continua a não ser bem entendida".

Além disso, os casos de infecção relacionados com viagens permanecem como uma ameaça e "há um risco particular para as pessoas com infeção por VIH não tratadas", salientou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O director-geral da OMS defendeu também a importância de os países manterem a sua capacidade de testagem, recomendando a integração da prevenção e do tratamento da Mpox nos programas de saúde já existentes, para permitir o acesso a cuidados de saúde e uma rápida resposta no caso de eventuais surtos.

A decisão de Tedros Adhanom Ghebreyesus surge na sequência da reunião de quarta-feira dos peritos que integram o Comité de Emergência da organização que serviu para avaliar se a Mpox deveria continuar a ser considerada uma emergência de saúde pública internacional (PHEIC, na sigla em inglês).

A OMS começou a receber há cerca de um ano as primeiras notificações de casos de infecção em países dos continentes europeu e americano e, em Julho de 2022, o director-geral declarou o surto como uma PHEIC.

A PHEIC é definida como "um evento extraordinário, grave, repentino, incomum ou inesperado", com implicações para a saúde pública para além da fronteira nacional de um Estado afectado e que pode exigir uma acção internacional imediata.

Esta foi a sétima vez que a OMS declarou a emergência internacional (mecanismo iniciado em 2005), depois de o ter feito para a Gripe A em 2009, para o Ébola em 2014 e 2018, para a Poliomielite em 2014, para o vírus Zika em 2017 e para o coronavírus que provoca a covid-19 em 2020, esta última levantada na última semana.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 mai 2023 14:49

Editado porAndre Amaral  em  12 mai 2023 7:58

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.