Exército do Burkina Faso diz ter matado 50 terroristas após emboscada

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 jun 2023 14:04

O exército do Burkina Faso anunciou ter "neutralizado" 50 alegados terroristas, após ter sofrido uma "emboscada complexa" nos arredores da cidade de Tibou, na província de Loroum (norte), num contexto de aumento da insegurança nesta região nos últimos anos.

As forças armadas burquinabês referiram em comunicado que o ataque foi lançado por cerca de uma centena de "terroristas" contra unidades militares "que escoltavam um comboio de abastecimentos destinados à população de Titao".

"A reacção rápida e firme fez com que os terroristas se dispersassem e sofressem pesadas perdas", afirmam, antes de confirmarem a morte de dois civis que estavam no comboio escoltado pelo exército. "Oito pessoas ficaram feridas", acrescentaram.

O Burkina Faso, governado por uma junta militar desde o golpe de Estado de Janeiro de 2022 contra o presidente de então, Roch Marc Christian Kaboré, tem vivido uma insegurança crescente desde 2015.

A junta militar no poder é agora chefiada por Ibrahim Traoré, que organizou uma revolta em Setembro último considerada como um "golpe palaciano" contra o então líder, Paul-Henri Sandaogo Damiba.

Os contínuos ataques perpetrados no país por afiliados dos grupos terroristas Al-Qaida e Estado Islâmico na região também contribuíram para o aumento da violência intercomunitária e levaram ao florescimento de grupos de autodefesa, aos quais o governo do Burkina Faso juntou "voluntários".

A deterioração da situação de segurança conduziu a uma vaga de deslocados internos e de refugiados para outros países da região.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 jun 2023 14:04

Editado porAndre Amaral  em  3 jun 2023 8:51

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.