Líder da oposição pede a senegaleses para saírem "em massa" à rua

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 jul 2023 8:19

O líder da oposição apelou aos senegaleses para "saírem em massa" à rua nos próximos dias, antes de um discurso do Presidente, Macky Sall, no qual poderá anunciar a candidatura a um terceiro mandato, proibido constitucionalmente.

"Devemos sair para enfrentar o regime de Macky Sall e dizer que não cabe ao Presidente escolher os candidatos que deverão concorrer às próximas eleições presidenciais", declarou Ousmane Sonko, no domingo à noite, numa intervenção nas redes sociais.

A condenação de Sonko a dois anos de prisão por "corrupção da juventude" desencadeou, no início de Junho, os mais graves protestos em anos no Senegal. A repressão das manifestações causou pelo menos 16 mortos no país.

O líder da oposição, que está retido em casa, em Dakar, desde 28 de Maio, cercado por agentes das forças de segurança, disse que a condenação, que o torna inelegível, foi uma tentativa de o afastar da corrida presidencial.

Sonko apelou, na eventualidade de ser formalmente detido, "a todo o povo senegalês para que se levante como um só e saia maciçamente e de uma vez por todas para pôr fim a este regime criminoso".

Macky Sall foi eleito em 2012 e reeleito em 2019, já depois de ter aprovado uma revisão da Constituição, em 2016, que limita a dois consecutivos o número de mandatos do chefe de Estado.

No fim de semana, Sall afirmou que vai falar à nação "muito em breve" para esclarecer se vai candidatar-se a um terceiro mandato, mas indicou que essa decisão, a acontecer, estaria dentro da lei.

Os apoiantes do actual Presidente senegalês defendem que o limite de dois mandatos consecutivos apenas se aplica às eleições realizadas já depois da revisão constitucional, pelo que Sall poderá apresentar-se como candidato em 2024.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 jul 2023 8:19

Editado porAndre Amaral  em  28 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.