Rússia pode ter deixado de financiar Grupo Wagner

PorExpresso das Ilhas, Lusa,13 ago 2023 10:52

O Ministério da Defesa britânico (MoD) afirmou neste domingo que existe uma "possibilidade real" de que a Rússia tenha deixado de financiar os mercenários do Grupo Wagner.

Segundo o último relatório dos serviços secretos do MoD sobre a situação de guerra na Ucrânia, Moscovo "agiu contra alguns interesses comerciais" do proprietário do Wagner, Yevgeny Prigozhin, desde que este lançou um "motim" falhado contra o exército russo em Junho passado.

Assim, "há uma possibilidade real de o Kremlin deixar de financiar o grupo", afirmou hoje o Ministério da Defesa na sua conta do Twitter, onde recordou que a Wagner está a passar por um processo de "cortes e reconfiguração" para "poupar nos salários" do seu pessoal nestes tempos de "pressão financeira".

"Se o Estado russo já não paga à Wagner", dizem os serviços secretos britânicos, o mais provável é que as "autoridades bielorrussas" assumam esse papel.

Na opinião do Ministério da Defesa, pagar a factura dos mercenários na Ucrânia seria um "sorvedouro" para os "modestos recursos económicos" de um país como a Bielorrússia.

Em Junho, Yevgeny Prigozhin pelou a uma rebelião contra o comando militar russo e entrou depois em território russo, com milhares de combatentes.

O motim acabou por não se concretizar, tendo Prigozhin e os soldados do Grupo Wagner rumado à Bielorrússia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,13 ago 2023 10:52

Editado porAntónio Monteiro  em  14 ago 2023 9:39

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.