Rússia apoia Burkina Faso na construção de central nuclear

PorExpresso das Ilhas, Lusa,13 out 2023 14:11

O governo do Burkina Faso anunciou hoje a assinatura de um acordo com a Rússia para a construção de uma central nuclear para produzir energia no país, onde menos de um quarto da população tem acesso à electricidade.

O acordo foi assinado durante a Semana da Energia Russa em Moscovo, na presença do Ministro da Energia do Burkina Faso, Simon-Pierre Boussim.

Esta decisão, segundo o comunicado de imprensa do Governo, "responde ao desejo do Presidente do Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, expresso em julho na cimeira Rússia-África, durante um encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin".

No final de 2020, apenas 22,5% da população do Burkina Faso (67,4% nas zonas urbanas e 5,3% nas zonas rurais) tinha acesso à eletricidade, segundo dados do Banco Africano de Desenvolvimento.

O Burkina Faso é governado pelo capitão Ibrahim Traoré, que chegou ao poder através de um golpe de Estado em Setembro de 2022, o segundo em oito meses.

Desde que Traoré chegou ao poder, o Burkina Faso distanciou-se da França, seu parceiro histórico e antiga potência colonial, nomeadamente ao conseguir a saída dos soldados franceses do seu território em Fevereiro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,13 out 2023 14:11

Editado porAndre Amaral  em  13 out 2023 17:25

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.