Presidente da Comissão Europeia destaca ambiente de "grande agitação" mundial

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 out 2023 14:22

A presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, destacou hoje o ambiente de "grande agitação" em que o Conselho Europeu se reúne hoje, com desafios com os conflitos na Ucrânia e de Israel e Hamas na agenda.

"Reunimo-nos hoje com o Conselho Europeu numa altura de grande agitação, vemos que a guerra russa na Ucrânia está a alastrar, vemos que os terríveis ataques terroristas do Hamas contra Israel estão agora a prejudicar também o povo palestiniano e correm o risco de desestabilizar a região", referiu von der Leyen, em declarações à entrada para a cimeira.

Outro aspeto apontado pela líder do executivo comunitário e que será abordado na reunião dos líderes da União Europeia (UE) é o desafio dos migrantes, "impelidos a procurar uma vida melhor devido à guerra e aos conflitos e chegam em maior número às nossas costas".

Ursula von der Leyen apelou a um resposta "unida e resoluta" da UE, sublinhando ter proposto "a revisão do orçamento da UE para poder financiar estas tarefas tão importantes".

Os líderes da UE reúnem-se hoje e sexta-feira em Bruxelas para debater as tensões no Médio Oriente, visando uma pausa humanitária em Gaza e negociações sobre uma solução de dois Estados, além de desafios europeus como migrações e orçamento.

Ao nível geopolítico, também será discutida a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a participar por videoconferência no início da cimeira, quando a UE equaciona como usar os bens congelados da Rússia para financiar a reconstrução da Ucrânia.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 out 2023 14:22

Editado porAndre Amaral  em  18 mai 2024 23:29