UE aprova participação britânica nos programas Horizonte e Copernicus

PorExpresso das Ilhas, Lusa,15 nov 2023 13:52

O Conselho Europeu aprovou hoje a participação do Reino Unido nos programas Horizonte Europa e Copernicus da União Europeia (UE) como país associado, que deverá tornar-se efectiva a partir em 2024, revelou num comunicado.

A decisão de hoje permite à UE formalizar o acordo de princípio alcançado com o Reino Unido em 07 de Setembro pelo Comité Especializado UE-Reino Unido antes do final do ano.

O acordo alcançado pela Comissão Europeia e o Governo britânico permite que cientistas e organizações do Reino Unido possam participar no programa de investigação e inovação Horizonte Europa em condições de igualdade com os homólogos dos Estados-Membros da UE partir de 01 de Janeiro de 2024.

O Reino Unido também vai participar também no programa de observação da Terra Copernicus da UE e terá acesso aos serviços de vigilância e localização espacial da UE, mas prescindiu da participação noutros programas europeus como o Euratom, dedicado à investigação nuclear, e o Erasmus, de intercâmbio de estudantes.

A participação do Reino Unido inclui o pagamento de uma taxa de participação para o orçamento da UE, para o qual Londres deixou de contribuir desde a saída efectiva da UE, processo conhecido por Brexit, em 2021.

O executivo britânico reivindicou em setembro que obteve um "acordo personalizado com melhores condições financeiras" para acesso ao "maior programa de colaboração no domínio da investigação do mundo".

Segundo Londres, os contribuintes britânicos não vão pagar pelo tempo em que esteve excluído dos programas desde 2021, e obteve um mecanismo de reembolso automático se os cientistas britânicos receberem muito menos dinheiro do que aquele que o Reino Unido colocar no programa.

A entrada para o Programa Horizonte Europa, reivindicada por investigadores britânicos devido à importância em termos de financiamento e colaboração científica, foi desbloqueada pelo acordo-quadro de Windsor de maio, que resolveu divergências relativas ao estatuto comercial da Irlanda do Norte. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,15 nov 2023 13:52

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.