Irão ameaça EUA com "enormes problemas" se criarem força no Mar Vermelho

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 dez 2023 14:15

O Governo iraniano criticou hoje os planos dos Estados Unidos de criar uma força marítima multinacional para proteger a navegação no Mar Vermelho, face aos recentes ataques dos Hutis, sublinhando que esta enfrentaria "enormes problemas".

Citado pela estação de televisão estatal TV Press, o ministro da Defesa iraniano, Mohamad Reza Ashtiani, sublinhou esperar que Washington não leve por diante "este plano estúpido".

"Os norte-americanos não farão uma coisa destas", disse, citado pela Press TV do Irão. Se tentarem levar a cabo um ato tão estúpido, enfrentarão enormes problemas", disse, embora não tenha comentado as medidas que o Irão poderá tomar se os Estados Unidos conseguirem reunir uma força internacional deste tipo.

Na semana passada, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que os Estados Unidos estão em conversações com vários países para criar uma força desse tipo para "garantir a passagem segura de navios através do Mar Vermelho".

Hoje, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) confirmou que abateu quarta-feira um 'drone' (aparelho voador não tripulado) lançado pelos Hutis durante um ataque a um navio ao largo da costa da cidade iemenita de Hodeida, dias depois de um ataque com mísseis a outro navio na zona.

Os Hutis, apoiados pelo Irão, lançaram vários ataques contra Israel desde o início da guerra entre o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e Telavive, a 07 de Outubro, e ameaçaram atacar qualquer navio pertencente ou operado por empresas israelitas ou que arvorasse uma bandeira israelita no Mar Vermelho.

Ato contínuo, sequestraram o navio "Galaxy Leader", que ainda se encontra retido.

O grupo anunciou também no sábado que vai impedir que qualquer navio com destino a Israel transite pelo Mar Vermelho até que a população de Gaza receba "toda a ajuda de que necessita".

"Para garantir a segurança da navegação marítima, avisamos todos os navios e companhias para não negociarem com os portos israelitas", declarou o porta-voz militar dos Hutis, Yahya Sari.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 dez 2023 14:15

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.