Oslo anuncia 24 milhões de euros para agência da ONU para refugiados palestinianos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2024 8:21

A Noruega anunciou na quarta-feira que vai atribuir 275 milhões de coroas (24 milhões de euros) à agência da Organização das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA, na sigla em Inglês).

"A UNWRA é mais do que uma organização humanitária. Ela representa um compromisso da comunidade internacional com a satisfação das necessidades básicas dos refugiados palestinianos até que seja encontrada uma solução política para o confito", afirmou o chefe da diplomacia norueguesa, Espen Barth Eide, em comunicado.

"Está totalmente fora de questão para a Noruega renunciar a este compromisso no momento em que a Faixa de Gaza está, quanto ao essencial, em ruínas", acrescentou.

Vários doadores importantes, como EUA, Alemanha e Reino Unido, suspenderam o seu financiamento da UNRWA, depois de Israel ter acusado 12 dos 30 mil funcionários regionais da organização de implicação no ataque do Hamas de 07 de Outubro.

"Estas alegações são chocantes e exigimos transparência total. Não deve haver qualquer tolerância com tais acções", sublinhou Eide.

Em todo o caso, acentuou, "não se deve punir colectivamente milhões de pessoas pelas alegadas acções de 12 membros do pessoal", apelando aos financiadores para que "reflictam nas consequências" da suspensão do financiamento.

O ministro norueguês classificou como "catastrófica" a situação dos palestinianos na Faixa de Gaza, mas também no Médio Oriente em geral.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2024 8:21

Editado porAndre Amaral  em  8 fev 2024 14:24

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.