Droupadi Murmu iniciou hoje uma visita de Estado a Timor-Leste, a primeira de um chefe de Estado indiano, com um encontro com o chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, que a condecorou com a mais alta distinção do país, o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.
A Presidente Murmu foi condecorada pelo “exemplo de vida” e a sua dedicação à “educação, ao bem-estar social e à emancipação das mulheres de comunidades marginalizadas em todo o mundo”.
Em declarações na Presidência timorense, após um encontro com o também prémio Nobel da Paz, a chefe de Estado indiana destacou que os dois países têm “relações calorosas e amigáveis” baseada no “compromisso partilhado com os valores da democracia e do pluralismo”.
“Tive extensas discussões com o Presidente Ramos-Horta para o reforço da cooperação entre a Índia e Timor-Leste nas áreas de IT, tecnologia digital, saúde e produtos farmacêuticos, agricultura, capacitação e muito mais”, disse a Presidente da Índia, numa declaração conjunta à imprensa.
José Ramos-Horta disse que os dois países têm uma visão comum em relação a vários assuntos internacionais, incluindo a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Presidente timorense afirmou também a intenção de Timor-Leste abrir embaixada na Índia e vice-versa.