Timor-Leste e da Índia reforçam cooperação

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 ago 2024 11:49

​Timor-Leste e a Índia assinaram hoje dois memorandos de entendimento e um acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos no âmbito de uma visita de Estado que a Presidente indiana, Droupadi Murmu, está a realizar ao país. Os memorandos de entendimento para um programa de intercâmbio cultural e de colaboração entre as televisões estatais e o acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos foram assinados após um encontro com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Droupadi Murmu iniciou hoje uma visita de Estado a Timor-Leste, a primeira de um chefe de Estado indiano, com um encontro com o chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, que a condecorou com a mais alta distinção do país, o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.

A Presidente Murmu foi condecorada pelo “exemplo de vida” e a sua dedicação à “educação, ao bem-estar social e à emancipação das mulheres de comunidades marginalizadas em todo o mundo”.

Em declarações na Presidência timorense, após um encontro com o também prémio Nobel da Paz, a chefe de Estado indiana destacou que os dois países têm “relações calorosas e amigáveis” baseada no “compromisso partilhado com os valores da democracia e do pluralismo”.

“Tive extensas discussões com o Presidente Ramos-Horta para o reforço da cooperação entre a Índia e Timor-Leste nas áreas de IT, tecnologia digital, saúde e produtos farmacêuticos, agricultura, capacitação e muito mais”, disse a Presidente da Índia, numa declaração conjunta à imprensa.

José Ramos-Horta disse que os dois países têm uma visão comum em relação a vários assuntos internacionais, incluindo a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Presidente timorense afirmou também a intenção de Timor-Leste abrir embaixada na Índia e vice-versa.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 ago 2024 11:49

Editado pormaria Fortes  em  18 set 2024 23:30