Faustine Engelbert Ndugulile será empossado a 1 de Fevereiro de 2025, por um mandato de cinco anos e poderá ser reeleito uma vez.
Os Estados-Membros africanos votaram pela nomeação de Ndugulile durante a 74º sessão do Comité Regional da OMS para África, realizada em Brazzaville, República do Congo, de 26 a 30 de Agosto.
No seu discurso, Ndugulile expressou comprometimento com o avanço da saúde das pessoas da região. “Estou verdadeiramente honrado e humilde por ser eleito para o cargo de Director Regional da OMS para a África. Agradeço aos Estados-Membros pela confiança demonstrada em mim. Prometo trabalhar com vocês e acredito que juntos podemos construir uma África mais saudável”.
Na sua intervenção, a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, felicitou o candidato vitorioso, parabenizou os outros candidatos e considerou que o processo eleitoral decorreu de forma exemplar.
Filomena Gonçalves exortou o próximo Director Regional a trabalhar mantendo o combate à malária como prioridade, pois continua a ser uma grande ameaça para muitos países africanos e pediu que a OMS AFRO também dê uma atenção especial para a saúde mental, integrando-a nos cuidados primários de saúde.