Putin adverte que formação de nova ordem mundial é natural e irreversível

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 out 2024 8:03

O Presidente da Rússia disse hoje que as relações internacionais entraram num momento de mudanças fundamentais, sublinhando que a formação de uma nova ordem mundial que reflicta toda a diversidade é "uma evolução natural e irreversível".

"A Rússia defende o debate internacional mais amplo possível sob os parâmetros de interacção no mundo multipolar emergente e está aberta a discutir questões relacionadas com a construção de uma nova ordem mundial", afirmou Vladimir Putin, num fórum internacional em Ashkhabad, capital do Turcomenistão.

No seu discurso, transmitido em directo pela televisão estatal russa, o responsável do Kremlin sublinhou que "o mundo enfrenta ameaças sem precedentes geradas por fracturas de civilizações e conflitos interétnicos e inter-religiosos" e "as relações internacionais entraram numa era de mudanças globais e fundamentais".

Neste contexto, acrescentou Putin, está a ser construída uma "nova ordem mundial, que reflecte toda a diversidade do planeta, num processo natural e irreversível".

O fórum internacional "A ligação de tempos e civilizações é a base da paz e do desenvolvimento", realizado em Ashkhabad, é dedicado ao 300.º aniversário do nascimento do poeta e pensador do Turcomenistão Magtymguly Pyragy.

À margem do fórum, Putin vai reunir-se hoje com o seu homólogo iraniano, Massud Pezeshkian, com quem vai discutir o estado das relações bilaterais e a grave situação no Médio Oriente, segundo a Presidência russa.

Moscovo e Teerão condenaram tanto os ataques israelitas contra a Faixa de Gaza como os bombardeamentos contra território libanês e sírio, enquanto o Kremlin se absteve de criticar o lançamento de mísseis iranianos contra Israel.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 out 2024 8:03

Editado porAndre Amaral  em  11 out 2024 13:51

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.