Marco Rubio afirma que El Salvador se ofereceu para receber reclusos detidos nos EUA

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 fev 2025 8:05

Nayib Bukele (à esquerda) e Marco Rubio
Nayib Bukele (à esquerda) e Marco Rubio

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que o Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, se ofereceu para receber em El Salvador "criminosos perigosos" detidos nos Estados Unidos, incluindo cidadãos norte-americanos.

"Ofereceu-se para receber nas suas prisões os criminosos perigosos americanos detidos no nosso país, incluindo cidadãos norte-americanos e os que têm autorização de residência", declarou Rubio na segunda-feira, após um encontro em São Salvador com Bukele.

"Nunca nenhum país fez uma oferta tão amigável", sublinhou o chefe da diplomacia norte-americana. "Estamos profundamente gratos. Falei com o Presidente [Donald] Trump sobre o assunto", acrescentou.

Rubio citou em particular os gangues latino-americanos MS-13, de El Salvador, e Tren de Aragua, da Venezuela, que também operam nos Estados Unidos, sendo que alguns dos membros têm nacionalidade norte-americana.

Bukele foi reeleito com mais de 80% dos votos no ano passado, graças a uma campanha radical contra os grupos criminosos, que fez baixar a taxa de criminalidade de El Salvador, apesar das reservas das organizações de defesa dos direitos humanos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 fev 2025 8:05

Editado porAndre Amaral  em  4 fev 2025 11:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.