RDC: Países africanos anunciam reunião de líderes militares para cessar-fogo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2025 17:52

A cimeira dos líderes africanos reunidos na Tanzânia para enfrentar a crise na República Democrática do Congo apelou hoje aos chefes militares para estabelecerem um "cessar-fogo imediato e incondicional" no prazo de cinco dias.

"A cimeira conjunta solicitou aos chefes das forças de defesa da CAO e da SADC que se reunissem dentro de cinco dias e fornecessem diretrizes técnicas sobre um cessar-fogo imediato e incondicional, bem como sobre o fim das hostilidades", declarou um porta-voz no final da cimeira na Tanzânia, que reuniu os líderes da Comunidade da África Oriental (CAO) e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês).

Os líderes apelaram também à "prestação de assistência humanitária, incluindo o repatriamento dos falecidos e a evacuação dos feridos", bem como à abertura de corredores de abastecimento nas zonas afetadas pelo conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC).

"A cimeira conjunta reafirmou a solidariedade e o compromisso inabalável de continuar a apoiar a RDC nos seus esforços para salvaguardar a sua independência, soberania e integridade territorial", acrescenta a declaração.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2025 17:52

Editado porSara Almeida  em  8 fev 2025 17:52

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.