Kremlin responde a Rubio: Há "progressos concretos" para acordo de paz

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 abr 2025 11:45

O Kremlin reagiu às declarações feitas hoje pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, considerando que se registaram "progressos concretos" nas negociações com Washington para uma solução pacífica na Ucrânia.

Acreditamos que se podem registar alguns progressos. Esse progresso está relacionado com a moratória provisória que foi respeitada pela Rússia para não lançar ataques às infraestruturas energéticas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa telefónica diária.

Peskov sublinhou que foram alcançados alguns acordos nas últimas semanas, embora, "como é óbvio, ainda subsistem muitas discussões complicadas pela frente".

Ao mesmo tempo, admitiu que a trégua energética de 30 dias "expirou" depois de a Rússia e a Ucrânia se terem acusado constantemente mutuamente de violações.

As declarações de Marco Rubio, de que os Estados Unidos podem abandonar os esforços para um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia se não houver progresso nos próximos dias, foram feitas um dia depois do encontro em Paris entre diplomatas norte-americanos e enviados britânicos, alemães e ucranianos, marcado por conversações sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

"Temos de determinar nos próximos dias se [a paz] é viável ou não" e, "se não for possível, temos de passar a outra coisa" porque "os Estados Unidos têm outras prioridades", afirmou Marco Rubio aos jornalistas junto do seu avião no aeroporto de Le Bourget, em Paris.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 abr 2025 11:45

Editado porAntónio Monteiro  em  19 abr 2025 6:59

pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.