Cerca de 450.000 afegãos deixaram o Irão desde 1 de junho

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 jul 2025 11:49

Cerca de 450 mil afegãos deixaram o Irão para regressar ao seu país de origem desde o início de junho, afirmou hoje Organização Internacional para as Migrações (OIM), após Teerão anunciar o prazo para a saída de afegãos ilegais.

Entre 1 de junho e 05 de julho, 449.218 afegãos abandonaram o território iraniano para regressar ao seu país de origem, informou um porta-voz da agência da ONU à agência de notícias France-Presse (AFP).

Desde o início do ano, 906.326 pessoas já saíram do país.

No final de maio, o Irão declarou que os "quatro milhões de afegãos ilegais" tinham até 06 de julho para abandonarem o seu território.

O número de pessoas que atravessam a fronteira entre os dois países tem aumentado desde meados de junho. Durante vários dias, cerca de 40 mil pessoas atravessaram a fronteira em Islam Qala, na província de Herat, no oeste do Afeganistão, segundo as agências da ONU.

Muitas pessoas relataram pressão das autoridades, assim como detenções e deportações, e a perda das suas poupanças como parte desta partida precipitada.

A ONU alertou que este fluxo populacional pode destabilizar o Afeganistão, que já luta contra a pobreza extrema e o elevado desemprego, assim como as consequências das alterações climáticas, e apelou aos países que acolhem cidadãos afegãos a não os expulsarem à força.

Perante cortes significativos na ajuda internacional, a ONU, as organizações não-governamentais (ONG) e as autoridades talibãs apelaram a mais financiamento para ajudar os afetados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 jul 2025 11:49

Editado porSara Almeida  em  7 jul 2025 12:37

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.