Alemanha deportou sírio pela primeira vez em 14 anos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 dez 2025 14:59

A Alemanha deportou um cidadão sírio pela primeira vez desde início da guerra civil na Síria, em 2011, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI) alemão.

O cidadão sírio, condenado por roubo qualificado, agressão e extorsão, foi entregue "às autoridades em Damasco esta manhã", lê-se em comunicado do Governo alemão, que acrescenta que um cidadão afegão, o segundo esta semana, também foi deportado.

"Deportações para a Síria e para o Afeganistão devem ser possíveis. A nossa sociedade tem um interesse legítimo em ver criminosos deixarem o nosso país", declarou o ministro Alexander Dobrindt.

O anúncio surge após meses de negociações com o governo sírio, assim como sucedeu com as autoridades do regime talibã do Afeganistão.

A política da Alemanha tem sido a de não repatriar cidadãos de países em guerra ou em casos onde haja um risco real para o indivíduo deportado.

O Governo do democrata-cristão Friedrich Merz tem vindo a endurecer o controlo da imigração, num contexto de subida da extrema-direita, com a Alternativa para a Alemanha (AfD) como segundo maior partido.

Foto: depositphotos

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 dez 2025 14:59

Editado porAndre Amaral  em  24 dez 2025 8:06

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.