Que é a DTV ou TV Digital?

PorExpresso das Ilhas,9 jan 2014 18:56

4

Caro leitor, como profissional da área de Televisão na área de Engenharia de Vídeo e Televisão, gostaria de contribuir, dar algumas explicações técnicas, e ao mesmo tempo tirar algumas dúvidas com a chegada anunciada para breve da DTV.

Como é do conhecimento do público em geral, no ano de 2015 vai haver uma mudança do sinal velho de transmissão de televisão de nome analógico, para o novo sinal de transmissão de televisão moderno de nome televisão digital ou DTV, ou seja, haverá mudança de paradigma.

Para aqueles que ainda desconhecem e que nunca ouviram falar sobre esta matéria e mesmo para os profissionais da área é bom que leiam com atenção este artigo, como se costuma dizer … muito temos para aprender e aprendemos todos os dias… nunca é demais aprender.

 

TV Digital - DTV

 

A Televisão Digital (DTV) - tecnologia de transmissão digital significa imagens cristalinas e som. Significa, também, mais opções de programação e é mais flexível e eficiente do que a tecnologia analógica, que está em vigor há mais de quatro décadas (1970).

A Tecnologia DTV é mais flexível e eficiente do que o atual sistema analógico. A mudança para a transmissão digital permite que as estações de televisão nos oferecem imagens cristalinas e som, além de maior número de canais e programação.

Além disso, a TV Digital também vai liberar parte das ondas de rádio para futuros serviços inovadores. Emissoras de TV também podem melhorar os seus serviços em relação a níveis de captação, imagens e som, oferecendo vários canais alternativos de programação em simultâneo, conhecido por " multicasting ".

E.g., ao invés de ser limitado ao fornecimento de um sinal de programação analógica, a emissora será capaz de fornecer um programa ou vários programas de " definição padrão " digitais simultaneamente Sharp "alta definição" (HDTV).

O número de programas que uma estação pode enviar usando o espectro digital, depende do nível de detalhe da imagem, também conhecido como " resolução", em cada fluxo de programação. DTV pode fornecer resolução, vídeo e dados de serviços

interativos de imagem que ultrapassam facilmente as capacidades da tecnologia " analógica ".

Convertendo para DTV, também haverá liberação de partes do espectro de transmissão escasso e valioso. Essa porção do espectro pode ser usada para outros serviços importantes, como os serviços públicos e de segurança (polícia, bombeiros, resgates de emergência) e serviços sem fio avançados.

 

A minha TV ainda funciona?

 

Se você comprou uma TV PLASMA, LCD e/ou LED, nesse caso, ela tem um recetor digital e vai funcionar quando a conversão DTV estiver completa em 2015.

Se você assinou um contrato de TV a cabo ou satélite, ela deve funcionar. Assinantes de serviços via satélite não têm que fazer nada adicional para se preparar para a conversão digital, a menos que sejam especificamente informados de outra forma pelo seu provedor de serviços.

Se você comprou uma TV antes, há já alguns anos atrás, os CRT ou melhor TV de tubo os “marrequinhos”, deve em seguida, procurar determinadas terminologias no aparelho ou no manual do proprietário para verificar se você tem um sintonizador de DTV. Se você tiver um sintonizador de TV digital, a TV vai funcionar, mais como a maioria desses televisores não tem tuner ou melhor sintonizador digital, nesse caso, não vai funcionar, quando for feita essa mudança para DTV, perspetivada em 2015.

Nota Importante: Se o seu aparelho de TV traz qualquer um dos seguintes rótulos ou indicações abaixo, será capaz de obter uma programação digital sem ter necessidade de um conversor digital-analógico:

- Sintonizador digital integrado

- Receptor Digital Integrado

- Tuner Digital Built -In

- Receptor Digital Built -In 

Note-se que DTV, ou ATSC HDTV pode ser substituída pela palavra digital.

Se a sua TV é rotulada com analógico ou PAL, e não rotulada como contendo um sintonizador digital, quer dizer que ela contém apenas um sintonizador analógico e não vai funcionar depois de 2015. Para que ela funcione, terá que comprar um conversor de TV digital ou uma nova Televisão.

 

O que é um conversor?

 

Uma caixa de conversor de TV digital é um dispositivo eletrônico fácil de se instalar, que se conecta a sua TV analógica, define a sua antena exterior na entrada de RF, e converte o sinal de televisão digital em analógico. Isso faz com que a televisão digital possa ser visualizada em televisores analógicos mais antigos, após o interruptor de DTV, no ano 2015. Que a verdade seja dita…uma coisa é certa você nunca vai poder disfrutar das qualidades cristalinas de imagem e som. 

Se a sua TV estiver conectada a cabo, satélite ou outro serviço de televisão por assinatura, provavelmente não precisará de um conversor de DTV. Da mesma forma que, se tiver uma TV com um sintonizador digital embutido, também não vai precisar de um conversor.

 

Qual é a diferença entre um monitor de TV digital e um sintonizador de TV digital integrado?

 

Um DTV é um conjunto integrado de televisão digital com recetor digital embutido e descodificador. Se tiver uma DTV integrada e vive numa área servida por uma estação de transmissão de TV digital, só precisa de uma antena (de preferência uma antena externa) para receber over-the-air, programação televisiva DTV. TVs integradas, também podem receber e exibir sinais analógicos actuais.

Em contraste, um monitor digital não é capaz de receber uma programação de DTV sem afinação de um equipamento adicional. A TV digital set-top box deve ser conectada entre a antena e o monitor para receber e exibir programação de TV digital que é transmitida através do ar.

Além disso, se é assinante de um cabo ou via satélite, poderá precisar de um novo set- top box para receber o conteúdo de transmissão digital. Confirme com o seu revendedor que o receptor de TV digital ou set-top box é compatível e tem os conectores apropriados para a interface com o monitor de TV digital que está adquirindo. Vários monitores possuem um receptor analógico built-in e podem exibir programação de TV analógica. Também podem exibir vídeo de DVD players e videocassetes através de seus conectores.

 

Qual é a diferença entre DTV e HDTV? Eu tenho que ter HDTV?

 

DTV ou televisão digital, não é a mesma em HDTV, ou televisão de alta definição. Ambas são sinais digitais, mas HDTV oferece uma qualidade de imagem superior. As DTV e HDTV são de maior qualidade do que o sinal analógico tradicional. O cliente não tem que ter um sintonizador HDTV para obter DTV, no entanto, se está comprando uma televisão nova, acrescido de um custo adicional de uma HDTV, justifica-se o preço.

 

Precisa de uma antena especial para obter DTV ou HDTV?

 

Uma antena utilizada para assistir TV analógica através de ar também pode ser utilizada para a televisão digital, incluindo HDTV. Espectadores em algumas áreas, no entanto, poderão achar que uma antena melhor – o suficiente para garantir a recepção de TV digital confiável - um telhado, um terraço ou melhor uma torre.

No entanto, os sinais digitais não funcionam exactamente como sinais analógicos. Essencialmente, irá receber um sinal digital perfeito para um determinado canal, ou nada. Geralmente, é conhecido como o "efeito penhasco", o que significa que você quer pegar na estação, ou você não vai. Se estiver numa área com recepção marginal, pode achar que é frustrante para assistir - poderá necessitar de actualizar a sua antena - ou considerar a cabo ou via satélite.

E sobre a disponibilidade do receptor digital e requisitos sintonizador FCC?

Lembre-se, mesmo com um conversor set -top, sua actual TV analógica não vai exibir a qualidade da imagem cheia de DTV. Para aproveitar a qualidade de imagem completa, deve ter um conjunto de DTV ou um receptor de DTV separado e um monitor digital. A FCC exige que muitos novos aparelhos receptores de televisão vendidos no Mundo, principalmente nos Países que já fizeram a transição, incluem a capacidade de receber sinais de TV digital. Desde de Março de 2007, todas as TVs (e outros dispositivos que são projectados para receber sinais de televisão de transmissão) foram obrigados a ter sintonizadores digitais construídos internamente. 

 

Quando é que a transição DTV estará completa em Cabo Verde? 

 

Para o mercado cabo-verdiano, não estou por dentro do assunto ou melhor não sei se foi constituído uma entidade responsável para preparar esta transição de analógico para Digital para o ano 2015.

Como se trata de um assunto muito sério, penso que a entidade reguladora a ANAC, esteja preparando essa transição de forma gradual com passos bem calculados, o swich off. Acredito que ela já tem os planos técnicos bem coordenados e definidos de maneira que a Empresa Mãe, que vai alojar todos os sinais e os Emissoras de TV para televisão digital vai continuar a fornecer programação analógica pelo menos num período razoável, até que os telespectadores adquiriram paulatinamente os seus novos aparelhos. Nesse ponto, emissoras de TV full-power deixarão de transmitir nos seus canais analógicos atuais, e o espectro que utilizam para a transmissão analógica será recuperado e utilizado para outros fins.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 jan 2014 18:56

Editado porRendy Santos  em  5 mar 2018 10:22

4

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.