Garantia de qualidade é condição para inserção das universidades em redes – ministro

PorRendy Santos,30 abr 2013 15:52

O ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, considerou hoje na Cidade da Praia que a garantia de qualidade é também a condição “sine qua non” da inserção das instituições cabo-verdianas em redes colaborativas internacionais.

António Correia e Silva falava na cerimónia de encerramento do seminário de formação e capacitação dos membros do Conselho para a Qualidade Académica (CQA), órgão de consulta do ministro sobre as questões de qualidade. 

Segundo o governante, estas redes podem estar quer assentes em programas de mobilidade de professores e estudantes, quer na co-produção de conhecimentos científicos, de onde as instituições de Ensino Superior cabo-verdianas vão retirar “grande parte da energia criativa” de que necessitam para serem líderes dos processos pedagógicos, científicos e culturais em curso no país. 

Ainda de acordo com o ministro, o conselho vai propor ao Governo conceitos operatórios de qualidade académica, seguindo-se a constituição de um sistema de indicadores, já que, no seu entender, a “qualidade precisa ser aferida, mensurada e comparada”. 

Do programa previsto rumo à credibilização do sistema de Ensino Superior interna e extremamente, constam ainda a criação de gabinetes de auto-avaliação nas e das universidades e a execução das avaliações externas. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rendy Santos,30 abr 2013 15:52

Editado porElsa Vieira  em  30 abr 2013 17:23

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.