Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) alerta aos seus clientes que utilizam os serviços de banca online a ignorarem um esquema de email fraudulento (phishing) que circula na Internet, solicitando dados confidenciais.
De acordo com o comunicado enviado pela CECV, o esquema é feito através do envio de emails que “parecem ser de uma fonte fidedigna”, com o propósito de levar o destinatário a clicar no link indicado na mensagem, com o objectivo de descobrir dados confidenciais, como senhas ou informações financeiras.
“Os e-mails de phishing, aparentam ser autênticos, uma vez que trazem a afirmação de que foram enviados pela Caixa Económica de Cabo Verde e, em regra, apresentam o seguinte teor: [A sua conta tem sido marcada por questões de segurança e o acesso à mesma será suspenso até que mais informações sejam fornecidas. Clique aqui para validar suas informações de conta]”, escreve-se no documento.
Para a segurança do cliente, a Caixa assegura que “não envia este tipo emails” e “nunca solicita informações do género”, pelo que, adverte, “deve ignorar qualquer mensagem neste sentido” e “jamais facultar dados” como o utilizador (username), a senha (password) ou a chave de confirmação.
“Esses dados são pessoais e intransmissíveis”, frisa o comunicado, acrescentando que, caso o cliente receber emails com conteúdos do género, neles não devem seguir as instruções neles dadas e contactem a Caixa “imediatamente”.
Recentemente, o Banco Comercial do Atlântico fez as mesmas alertas e recomendações aos seus clientes que utilizam os serviços de banca online.