Especialista alerta para perigo do consumo da carne e dos ovos de tartaruga

PorExpresso das Ilhas,29 mai 2013 17:34

O investigador do Centro Superior de Investigação Cientifica (CSIC), de Espanha, Adolfo Marco, alertou esta quarta-feira, para as consequências do consumo da carne e dos ovos de tartaruga que pode provocar às pessoas de sistema de defesa fraco.

Falando à margem da 5ª reunião da Rede Nacional de Protecção das Tartarugas Marinhas de Cabo Verde (TAOLA), que decorre na Quinta da Montanha, em São Domingos, Adolfo Marco disse que há vários estudos científicos que demonstram que a carne e os ovos de tartarugas têm bactérias, vírus e fungos que provocam "infecções graves" aos humanos, que podem levar à morte.

“Normalmente, a infecção ataca pessoas com sistema de defesa fraco, sensíveis portadoras da Sida, crianças e pessoas com idade avançada”, referiu o investigador espanhol em entrevista à Inforpress.

Acrescentou que a carne e os ovos de tartaruga não têm nenhum controlo sanitário, e carne pode levar infecções no cérebro, sangue, pulmões, ossos e peles, podendo mesmo causar a morte.

O investigador espanhol explicou que a carne da tartaruga “é prejudicial”, uma vez que esse réptil passa todo o tempo na água do mar que é salgada, come de tudo o que aparece, fazendo com que essa carne torne imprópria para o consumo humano.

“Fizemos uma revisão profunda, juntamente com uma equipa científica de médicos de todo mundo, com estudo e análise e chegamos a essa conclusão”, afirmou Adolfo Marco, salientando que as autoridades cabo-verdianas, nomeadamente, a Direcção-Geral do Ambiente e o Ministério da Saúde já foram informadas.

“Estamos a lutar para proteger não só as tartarugas mais também o ser humano”, sublinhou o especialista.

O investigador apelou as autoridades para fazer campanhas alertando a população sobre o consumo da carne de tartaruga, visto que o assunto, segundo ele, “é um problema de saúde pública e que saúde em Cabo Verde é defeituoso de tratamentos e de recursos”.

O Centro Superior de Investigação Cientifica da Espanha é considerado a maior instituição pública dedicada à investigação naquele país e a terceira na Europa.

Tem por objectivo fundamental desenvolver e promover a investigação no interesse do progresso científico, tecnológico e de natureza pluridisciplinar, e a fim de contribuir para o avanço do conhecimento económico, social e cultural, bem como a formação de pessoal e orientação de entidades públicas e privadas nesta área.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 mai 2013 17:34

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.