DGP elabora plano de preservação dos tubarões

PorExpresso das Ilhas,14 ago 2014 0:32

1

Cabo Verde vai ter dentro em breve um Plano de Conservação e Gestão do Tubarão como forma de se gerir de modo sustentável as espécies que podem ser exploradas, anunciou o director-geral das Pescas, Juvino Vieira.

 

Em declarações à Inforpress, este responsável disse que o objectivo de ter esse plano, que está a ser elaborado pela Direcção-Geral das Pescas (DGP), é de não permitir que se chegue ao estado de “sobreexploração” do tubarão em Cabo Verde.

“Queremos ter um Plano de Conservação e de Gestão do Tubarão para que as espécies que podem ser exploradas, não estejam em extinção, nem que nenhuma organização regional ou internacional as considere também ameaçadas, podendo-se deste modo atribuir licenciamento para a sua captura, mas no âmbito de uma gestão responsável de recursos”, frisou.

Segundo Juvino Vieira, no caso do tubarão, mesmo existindo espécies que possam ser pescados, é preciso ter em conta que existem outras que estão em vias de extinção e que por isso devem ser protegidas.

É o caso do tubarão tigre, tubarão limão, tubarão martelo, tubarão azul ou tubarão mako.

No entender do director-geral das Pescas, não só em relação aos tubarões, é também preciso “salvaguardar uma exploração responsável” dos outros recursos marinhos que o estudo mostra que podem ser “plenamente explorados”, como é o caso da cavala, chicharro ou dobrada.

“São espécies que já temos recomendações do Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP) de que possivelmente estão a ser plenamente exploradas, mas que se deve ter atenção no licenciamento e na emissão de recomendações mais frequentes”, indicou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 ago 2014 0:32

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.