O bispo cabo-verdiano Teodoro Mendes Tavares vai liderar a igreja de Ponta de Pedras, no Pará, Brasil.
O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do até agora bispo principal, Alessio Saccardo e nomeou para o seu lugar aquele que tem sido o bispo auxiliar, Teodoro Tavares.
A renúncia de Saccardo foi apresentada por limite de idade (75 anos), tal como estabelece o direito canónico.
Teodoro Mendes Tavares nasceu a 7 de Janeiro de 1964, em Cabo Verde. Foi ordenado sacerdote a 11 de Julho de 1993.
O novo bispo completou os seus estudos de Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga (Portugal), e os de Teologia, também em Portugal, na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
Ao longo do seu percurso, Tavares foi vigário paroquial e pároco em Alvarães, Uarini e Carauari (1995-1998), além de pároco em Bom Jesus e responsável do Centro Vocacional (1999-2011), entre outros cargos.
Foi nomeado bispo em 2011, pelo então líder da igreja Católica, Bento XVI. A ordenação aconteceu em Cabo Verde.