Maria de Fátima Coronel tomou posse como presidente do Supremo

PorExpresso das Ilhas,6 nov 2015 14:22

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, afirmou hoje que aos tribunais se pede cada vez mais e espera-se sempre o melhor. O Chefe de Estado falava na cerimónia de tomada de posse da nova presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria de Fátima Coronel.

Segundo o Chefe do Estado, os relatórios sobre a situação da Justiça elaborados anualmente pelo Conselho da Magistratura Judicial, contêm dados respeitantes à evolução das pendências no Supremo Tribunal da Justiça nas áreas cível, criminal e de contencioso administrativo, o que, no seu entender, confirma as necessidades do reforço do Supremo Tribunal de Justiça.

“Ao Supremo Tribunal de Justiça, com excepção das questões relativas à conformidade constitucional das leis, garante último da justiça e legalidade, que possa definir rumos no quadro da aplicação do direito às situações concretas de vida, a expectativa é ainda maior”, disse. 

A presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Maria de Fátima Coronel iniciou o seu discurso com palavras de agradecimento.

“Aos cidadãos cabo-verdianos reafirmo o meu solene compromisso de colocar todas as minhas energias, experiência de magistrada e a minha preocupação de cidadã empenhada ao serviço da Justiça, quer no aprimoramento da gestão institucional, na celeridade nas respostas e na qualidade e justiça das decisões dos tribunais”, sublinhou.

A nova presidente do Supremo diz-se empenhada em respeitar o princípio da separação dos poderes e as atribuições de cada órgão de soberania.

A escolha da juíza conselheira Maria de Fátima Coronel com presidente do Supremo Tribunal da Justiça foi feita pelos colegas juízes conselheiros Benfeito Mosso Ramos, Sara Boal, João Gonçalves, Arlindo Medina, Manuel Alfredo Semedo e Anildo Martins, recentemente escolhidos para integrar o novo corpo do STJ.

Fátima Coronel substitui no cargo o magistrado Arlindo Medina.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,6 nov 2015 14:22

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.