Forças Armadas homenageiam vítimas do massacre de Monte Tchota

PorExpresso das Ilhas,20 abr 2017 9:50

4

As Forças Armadas cabo-verdianas vão homenagear as vítimas do massacre de Monte Tchota, no concelho de São Domingos, com a colocação de uma placa no local com os seus nomes, por ocasião do primeiro aniversário do sucedido.

 

O anúncio foi feito em declarações à Inforpress pelo comandante da Guarda Nacional, o tenente coronel Armindo Sá Nogueira Miranda, que disse que a homenagem vai acontecer no dia 25 de Abril, numa cerimónia no destacamento militar de Monte Tchota, São Domingos, interior da ilha de Santiago, onde tudo aconteceu.

De acordo com o segundo homem no comando das Forças Armadas (FA), os familiares de todas as vítimas já foram convidados a participar na homenagem, lembrando que dos três civis que prestavam serviços nas antenas daquele centro de telecomunicações, dois eram espanhóis.

“Estamos a preparar, em conjunto com o Ministério da Defesa, uma homenagem à altura e condigna para os malogrados e já foram criadas as condições para que os familiares possam deslocar-se ao local para poderem tomar parte na cerimónia onde será descerrada uma placa com os nomes das vítimas”, explicou.

De há um ano para cá, o tenente coronel garantiu que as Forças Armadas, que identificaram todos os familiares dos militares, têm estado em contacto permanente com os mesmos, tanto por telefone, como pessoalmente.

Armindo Sá Nogueira Miranda, que admitiu que o calcanhar de Aquiles de todo o sistema era a comunicação, que “falhou” na altura do acontecimento, garantiu que neste momento “tudo está normalizado” com a aquisição de equipamentos através da ajuda de parceiros internacionais, nomeadamente o Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM).

“A precaução que tomámos tem que ver com a comunicação com os destacamentos, em que foi feito um conjunto de trabalhos no sentido de melhora-la, não só com Monte Tchota, mas com os outros que temos pelo país todo, principalmente nas três regiões militares”, assegurou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 abr 2017 9:50

Editado porAndré Amaral  em  21 abr 2017 8:35

4

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.