Não há democracia fora da Constituição e muito menos contra ela - Jorge Carlos Fonseca

PorLourdes Fortes,20 abr 2017 15:11

1

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, defendeu hoje que não há democracia fora da Constituição e muito menos contra ela. O chefe de Estado falava durante a aula magna, no liceu Ludgero Lima, que decorreu sob o tema “Constituição e Democracia”, evento realizado no âmbito das comemorações do 50º aniversário do estabelecimento de ensino. 

 

Para Jorge Carlos Fonseca, só tem Constituição uma sociedade que assegura os direitos fundamentais da pessoa e onde há separação de poderes.

“Esta noção representa a evolução contra concepções absolutas, concepções em que o Estado esmaga os indivíduos, esmaga a pessoa humana, onde os direitos elementares dos cidadãos não são garantidos, não são assegurados e onde também não existe separação e equilíbrio entre os poderes”, sublinha.

 

 

Jorge Carlos Fonseca lembra que a declaração e cumprimento dos direitos do Homem e do cidadão são conquistas.

“Isto parece hoje uma coisa banal, uma banalidade mas é fruto de uma conquista de muitos séculos de várias gerações de revolucionários”, recorda.

Os cinquenta anos da inauguração do Liceu Ludjero Lima são comemorados ao longo do mês de Abril com várias actividades envolvendo a comunidade educativa e a sociedade civil.

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes,20 abr 2017 15:11

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 abr 2017 9:20

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.