A jornalista Sara Almeida do jornal Expresso das Ilhas e Nuno Andrade Ferreira da Rádio Morabeza foram premiados na III gala do Somos Cabo Verde, que aconteceu na noite de sexta-feira, na cidade da Praia.
Sara Almeida foi premiada na categoria imprensa escrita e Nuno Andrade Ferreira na qualidade de melhor jornalista da Rádio. A gala que começou com um atraso de uma hora, voltou a premiar as personalidades cabo-verdianas tanto no país como na diáspora.
E este ano, o Prémio de Mérito e Excelência foi para Casa das Bandeiras da ilha do Fogo. A modelo cabo-verdiana Alécia Morais voltou a ser premiada no Somos Cabo Verde, na categoria moda. Esta é a terceira vez que a modelo leva o prémio desse evento para casa.
A gala foi de muita música, com vários duetos improváveis que sempre comovem o público. Este ano destaque foi para duetos de Nancy Viera e Ildo Lobo virtual, Gil Semedo e Zeca Nha Reinalda, Neuza e Loreta, Constantino Cardoso e Txintsia e Alberto Koenig e Ricky Boy.
O Somos Cabo Verde 2017 que teve a transmissão directa da TCV, Rádio Marabeza e da Sapo.cv, terminou com dueto de Os Tubarões e Hélio Batalha, com direito a fogo-de-artifício.
Mas durante o evento, as pessoas assistiram vários vídeos sobre a gala e discurso do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, que está na ilha do Sal, no âmbito do Festival Literatura Mundo – Sal.
Organização satisfeita
A directora da Artemédia Zwela Margarida Conde, disse aos jornalistas no final da gala que está muito contente com este evento que todos os anos traz momentos fantásticos aos cabo-verdianos.
“O balanço é muito positivo. Todos os anos temos que ver o que poderemos melhorar, porque não existem projectos perfeitos, mas agora é viver essa celebração”, frisou.
Lista dos vencedores
Solidariedade: Morabi;
Voluntariado: Safendi Tudora;
Diáspora: John Barros (E.U.A);
Inovação e Empreendedorismo: TedxPraia;
Moda: Alécia Morais;
Empresarial: Luís Vasconcelos Lopes (Fragata, Impar, Inpharma e Labesfal);
Desporto: Gracelino Barbosa;
Cultura: Osvaldo Osório;
Rádio: Nuno Andrade Ferreira;
Televisão: Margarida Fontes;
Imprensa Escrita: Sara Almeida;
Online: Kim Zé Brito;
Música: Hélio Batalha;
Homem do Ano: José Melo:
Mulher do Ano: Teresa Mascarenhas;
Prémio Mérito e excelência: Casa das Bandeiras.