Cabo Verde na lista dos países que receberam ovos contaminados

PorExpresso das Ilhas,11 set 2017 15:03

Cabo Verde está entre os 11 países que receberam ovos ou subprodutos contaminados com insecticida no seu território, anunciou a Comissão Europeia.

 

De acordo com a mais recente lista, a que a Lusa teve hoje acesso, juntamente com o arquipélago, está Angola e Suíça. Já Portugal saiu da lista de países terceiros afectados pela crise dos ovos ou subprodutos contaminados, uma semana depois de ter entrado.

A lista de países afectados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com Fipronil - pesticida expressamente proibido em animais destinados ao consumo humano - inclui 25 Estados-membros da União Europeia (apenas Portugal, Croácia e Lituânia ficam fora), dois dos três países da Área Económica Europeia (Noruega e Liechtenstein) e 19 países terceiros, nomeadamente Cabo Verde.

Segundo o RASFF – Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais — 11 destes países terceiros receberam ovos ou produtos contaminados no seu território, incluindo Cabo Verde, Angola e Suíça, tendo nos restantes oito os produtos sido detectados em navios.

O alerta alimentar devido à suspeita de contaminação de ovos com um pesticida tóxico foi lançada pela Holanda a 3 de Agosto deste ano.

O caso está a ser acompanhado de perto por Bruxelas, sede da União Europeia, já que os ovos em questão são exportados para vários mercados europeus.

As suspeitas de recurso ao Fipronil, um pesticida contra ácaros e insectos considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tóxico para os humanos, afecta explorações avícolas na Holanda, mas também na vizinha Bélgica. Nos dois países foram fechadas cerca de 200 explorações por “representarem perigo para os humanos”.

Segundo a Comissão Europeia, a fraude que conduziu à contaminação de ovos pelo insecticida Fipronil remonta a Setembro de 2016, precisando na altura que 34 países, a maioria na Europa, foram atingidos pela situação.

Aguarda-se um posicionamento das autoridades nacionais. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 set 2017 15:03

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 set 2017 11:34

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.