Governo anuncia plano de emergência de 770 mil contos para responder à seca

PorExpresso das Ilhas,4 out 2017 17:21

O Governo vai aprovar um plano de emergência de mais de 771 mil contos para mitigar os efeitos da seca e do mau ano agrícola, anunciou hoje o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

 

Segundo o governante o financiamento do plano deverá ser mobilizado entre os "habituais parceiros internacionais de desenvolvimento" [UE, Banco Mundial, Nações Unidas, entre outros] de Cabo Verde com o apoio técnico da FAO.

"Estamos a prever um montante de mais de 7 milhões de euros, mas ainda estamos no início. Temos um planeamento macro e vamos ter depois de fazer o planeamento operacional bastante territorializado", disse Gilberto Silva.

O ministro visitou hoje vários concelhos do interior da ilha de Santiago acompanhado pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Rémi Nono, para avaliar a situação do ano agrícola, marcado pela escassez de chuva.

O ministro assinalou que "as previsões de chuva falharam" e Cabo Verde regista "um dos piores anos" em termos de seca e uma situação agrícola "bastante má".

O ministro estima que 17.200 famílias, cerca de 62% das famílias rurais, serão directamente afectadas pelo mau ano agrícola.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 out 2017 17:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 out 2017 14:51

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.