Memorial para honrar veteranos cabo-verdianos está a nascer nos EUA

PorExpresso das Ilhas,7 out 2017 19:32

Um memorial para homenagear os cabo-verdianos que lutaram nas forças Armadas americanas ao longo dos anos começou este mês a ser construído em Exeter, em Rhode Island, e deverá ser inaugurado no início do próximo ano.

 

A presidente do projecto, Lucy Rose, é filha de um imigrante cabo-verdiano que combateu pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.  

"O meu pai foi um veterano da Segunda Guerra Mundial. Ele e a minha mãe descansam agora. O meu irmão John serviu dois destacamentos no Vietname. Embora eu nunca consiga perceber tudo aquilo porque passaram, eles e todos os outros cabo-verdianos merecem saber que os honramos e apreciamos", explicou Lucy Rose.

O projecto foi lançado esta semana numa cerimónia com 200 pessoas que contou com a presença do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o senador Sheldon Whitehouse e Avelino Rose, um veterano cabo-verdiano de 93 anos.

Avelino alistou-se nas Forças Armadas em 1943, poucos anos depois de chegar aos EUA, e começou o seu serviço construindo pistas de aeroporto na Flórida.

Foi depois destacado para a China, India e Burma. Em todos os locais, disse, encontrava imigrantes cabo-verdianos com o uniforme dos EUA e cantavam canções de Cabo Verde para passar o tempo.

Durante a cerimónia, o senador Whitehouse lembrou o actual debate político nos EUA dizendo que "é sempre correto reconhecer, especialmente neste momento da história, que a América tem sido uma nação de imigrantes durante séculos."

"O que é realmente especial sobre estes veteranos é que eles vieram para os EUA em busca de oportunidades, sim, mas também para servir", disse o responsável pela Guarda Nacional de Rhode Island, Christopher P. Callahan.

O diretor do Escritório para Assuntos de Veteranos, que também participou na cerimónia, lamentou a "divisão" actual na sociedade americana e disse que monumentos como o que será construído ajudam as comunidades a unir-se e lutar contra a intolerância.

A imigração para os EUA de Cabo Verde começou no início do século XIX, quando homens destas ilhas embarcavam nas baleeiras americanas. Estima-se que hoje existam perto de 100 mil cabo-verdianos no país, sobretudo nos estados de Rhode Island, Massachusetts e Califórnia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 out 2017 19:32

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.