Número de casos de paludismo reduz nas últimas semanas

PorExpresso das Ilhas,7 out 2017 11:11

Os casos de paludismo em Cabo Verde desceram nas últimas semanas de 14 para dois casos diários em média, mas as autoridades sublinham a necessidade de manter a vigilância em Outubro e Novembro, habituais meses de pico da doença.

 

Os dados foram avançados ontem pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, durante uma visita conjunta com o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e com o presidente da câmara da Praia, Óscar Santos, a alguns dos bairros mais afectados da capital.

"Nestas últimas semanas temos registado uma diminuição significativa do número de casos. Estávamos com 13 a 14 casos diários, neste momento temos um ou dois casos diários", disse Arlindo do Rosário aos jornalistas.

O ministro assinalou, no entanto, que enquanto houver casos é preciso continuar a trabalhar para os eliminar.

"Há um processo para eliminação do paludismo até 2020 e o Governo está fortemente empenhado" nesse objectivo, assegurou.

As equipas de prevenção e pulverização continuam no terreno e Arlindo do Rosário adiantou que o Governo está a trabalhar para reforçar a pulverização dentro das habitações.

Nesta que foi a segunda visita a estes bairros no espaço de 15 dias, Arlindo do Rosário mostrou-se "razoavelmente satisfeito" com a diminuição dos casos, mas sublinhou a importância de não descurar a luta e a vigilância, uma vez que Outubro e Novembro são tradicionalmente meses de pico de infecções por paludismo.

Segundo o mais recente boletim sobre a evolução dos casos de paludismo, até 24 de Setembro tinham sido registados em Cabo Verde 267 casos, 254 contraídos localmente e 13 importados.

Foram registadas duas mortes, uma em São Vicente e outra na cidade da Praia, onde foram registados 259 dos 267 casos.

Desde Julho (44 casos) que o número de casos de paludismo vem aumentando em Cabo Verde, tendo-se registado em agosto 83 casos e Setembro 120 casos, o que levou as autoridades de saúde a declarar uma epidemia de paludismo na cidade da Praia.

Cabo Verde regista em 2017, o maior número de casos de paludismo em quase 30 anos.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 out 2017 11:11

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.