Bem-vindo ao novo site do Expresso das Ilhas

PorExpresso das Ilhas,31 dez 2017 8:51

8

O Expresso das Ilhas tem um novo site. De forma simples e intuitiva, a nossa morada digital oferece agora uma navegação mais fácil, rápida e segura, no computador, tablet ou smartphone.

Novo formato, novos conteúdos e maior integração com a redacção da Rádio Morabeza. Veja o vídeo que preparámos, com as principais novidades e preste atenção ao novo endereço: expressodasilhas.cv

Transformar o EI numa marca com ADN digital foi o desafio que serviu de mote ao projecto, desenvolvido ao longo de mais de um ano, entre Cabo Verde e Portugal, com o grande envolvimento das nossas redacções.

Depois de identificadas as necessidades, percebemos que os sistemas de gestão de conteúdos (Content Management System ou CMS, em inglês) existentes estavam longe de se adequar às características próprias de um grupo de comunicação que integra mais do que uma marca entre jornal e Rádio Morabeza com equipas que têm rotinas de trabalho distintas. Optou-se por dar um passo em frente, construindo um sistema próprio, produzido de raiz e à medida. Claro que isto implicou mais tempo de trabalho, mais dores de cabeça, e até maior risco, mas o resultado final é exactamente aquele que pretendíamos.

O novo site do Expresso das Ilhas é totalmente responsivo, adequando-se automaticamente e em perfeitas condições a qualquer dispositivo. O utilizador vai navegar tranquilamente, independentemente da forma de acesso.

Outra das condições prévias era conseguirmos um site leve e rápido, que funcionasse sem sobressaltos em todas as condições de Internet e fosse especialmente eficaz em ligações móveis. Toda a arquitectura interna permite que o leitor navegue à vontade, sem ter que esperar muito pelo carregamento das páginas. Mesmo com um acesso de qualidade média, o site carrega em fracções de segundo.

Queríamos um site intuitivo e simples. Sem complicações, o leitor teria que ser capaz de perceber rapidamente a lógica de funcionamento e a localização dos conteúdos. Os resultados que obtivemos nos grupos de teste deixam-nos satisfeitos. O novo Expresso das Ilhas online é fácil de perceber.

A segurança era outra prioridade. O EI passa a cumprir as normas mais modernas de segurança na Internet e está por isso certificado (daí que o início do endereço seja https s, de secure, seguro).

A acompanhar as mudanças na plataforma e layout, o novo site do Expresso das Ilhas apresentará novidades ao nível dos conteúdos, com uma reorganização das secções (País substitui Sociedade) e novos formatos (com a criação de um serviço de blogs e podcasts e o lançamento de newsletters). A partir de Janeiro, reforçamos a cooperação com a Rádio Morabeza, com uma maior integração de áudio e outros conteúdos multimédia nos artigos publicados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 dez 2017 8:51

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 jan 2018 10:19

8

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.