Praia Exchange promove diálogos entre cidades africanas

PorExpresso das Ilhas,17 jan 2018 11:39

Praia
Praia(César Schofield Cardoso)

A partir do projecto internacional African Mobilities, Praia acolhe a partir de hoje e até ao dia 20 o encontro Praia Exchange, que explora as conexões entre cidades africanas. Workshops, palestras e performances dão corpo ao evento.

O African Mobilities (AMO) é um projecto que contempla uma série de intercâmbios públicos em várias cidades africanas (Dakar,Praia, Lagos, Joanesburgo, Kampala e Harare) e que reúne arquitectos africanos de todo o continente, em conversa com vários outros criativos na cidade anfitriã. 

Iniciativa do Museu de Arquitectura da Universidade Técnica de Munique , Alemanha, e da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul, o projecto conta com o patrocínio da German Federal Cultural Foundation e com o apoio adicional do Goethe-Institut.

Desta feita, coube a vez à Praia, através da arquitecta e designer Patrícia Anahory que com a arquitecta e curadora de arte angolana Paula Nascimento assume a coordenação regional do projecto e a curadoria do Praia Exchange.

O intercâmbio compõem-se de três eventos. A palestra “Territórios (Des)locados”, que acontece hoje pelas 18 horas, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, terá participação das duas arquitectas que irão dialogar sobre as cidades da Praia e Luanda, analisando possíveis conexões “além da noção construída de uma herança lusófona e uma conexão linguística”.

Na sexta-feira, 19, será a vez de “Diálogos (Des)locados: Mapeando Ruturas nas Narrativas Lusófonas”. A Patti Anahory e Paula Nascimento juntam-se nesta mesa-redonda na Escola de Negócios e Governação da UniCV os arquitectos, académicos e artistas Aisha Balde, António Tomás, Odair Varela, Salif Silva e César Schofield Cardoso para alargar o debate que parte das “narrativas têm servido como base na fixação da relação entre a geografia e a identidade (cultural)”.

Por fim, dia 20, na rua pedonal do Plateau, pelas 19 horas, acontece a performance multimédia “Topografias (Des)locadas”, pelo artista visual César Schofield Cardoso, com a participação da banda musical Na Jam.

O Praia Exchange propõe reunir uma variedade de mentes criativas e criadores multidisciplinares para explorar as possibilidades de desconstrução da "narrativa lusófona" e questões de mobilidade a partir da perspectiva das ilhas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,17 jan 2018 11:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 jan 2018 11:40

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.