A iniciativa partiu destes dois educadores que, juntamente com a comunidade, têm levado a empreitada de proporcionar melhores condições de aprendizagens aos alunos, tornando a escola mais atractiva e agradável, numa comunidade onde a taxa de abandono escolar é uma realidade.
“Através da pintura, queremos cativar os alunos ainda mais para a aprendizagem”, explica Adilson Correia, acrescentando que por detrás dessa iniciativa há a intenção de reforçar o ensino da matemática, uma vez que há défice de aprendizagem nesta disciplina.
“Há preguiça de fazer cálculos”, reconhece Correia. Os dois professores utilizaram também um dos muros da escada para plasmar a lição sobre a numeração romana. Nos muros não foram rabiscados apenas ensinamentos relativos à matemática. “Criámos até jogos para os meninos se divertirem no intervalo”, acrescenta.
Adilson Correia e João Francisco Correia pretendem expor outras matérias na fachada da escola. “A intenção é fazer uma sanduiche de informações relativas a todas as disciplinas”, diz.
O trabalho dos dois professores está a merecer elogios da comunidade e dos colegas. “Uma das preocupações é manter a escola em boas condições”.
De realçar, igualmente, a participação activa da comunidade de Cutelo Gomes na construção da escola.