ARFA manda retirar do mercado cinco lotes de Ibuprofeno

PorExpresso das Ilhas,20 mar 2018 6:54

​A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares mandou retirar do mercado cinco lotes do medicamento Ibuprofeno dos laboratórios Inpharma, suspensão oral, 100 miligramas/5ml, embalagem 130 miligramas (veja os lotes afectados no final desta notícia).

Segundo a ARFA, em comunicado datado de 9 de Março e agora divulgado, a decisão surge na sequência de notificações de suspeita de problemas de qualidade com o medicamento.

De acordo com o documento do Centro Nacional de Farmacovigilância da ARFA, os lotes em causa apresentam viscosidade alterada. Como medida preventiva, a ARFA determina a suspensão da comercialização e a retirada dos lotes do medicamento do mercado.

Ibuprofeno
Ibuprofeno

A ARFA diz que existem alternativas a este medicamento no mercado nacional, pelo que não se coloca o risco de rotura de stock.

As entidades que possuem os lotes do medicamento em stock não podem vende-lo, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução, sublinha o comunicado. Aos doentes que estejam a utilizar os lotes do medicamento sob alerta, a ARFA recomenda que não devem interromper o tratamento, mas logo que possível devem consultar o médico para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 mar 2018 6:54

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 mar 2018 7:44

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.