Queijo de Porto Novo regressa à Feira Internacional do Gosto

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,2 abr 2018 6:43

​A cooperativa de produtores de queijo da montanha, no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, já está a preparar a presença, quarta consecutiva, do queijo tradicional do planalto na Feira Internacional do Gosto, em Itália.

Irineu da Luz, representante da cooperativa, confirmou à Inforpress que o queijo tradicional do Planalto Norte voltou a ser convidado a marcar presença na edição 2018 deste certame, que deverá realizar-se no terceiro trimestre deste ano, numa organização da Fundação Slow Food.

“Já recebemos o convite e estamos já a preparar a nossa presença em Itália, através de dois criadores”, avançou este responsável, assegurando que tudo está a ser feito para que o queijo tradicional do Planto Norte se mantenha entre os melhores do mundo.

O queijo, que se faz, artesanalmente, de leite de cabra crú, no Planalto Norte, recebeu, em 2007, a chancela de património mundial do gosto e voltou a ser premiado, em 2017, na edição da Feira Mundial do Gosto, em Brá, Itália, com a medalha “Slow Cheese Award”, ambas as distinções atribuídas pela Fundação Slow Food.

A medalha “Slow Cheese Award” é um galardão concedido desde 2011 pela Fundação Slow Food aos artesãos e pastores que continuam a produzir os seus produtos respeitando a sua naturalidade, tradições e sabores.

Já em 2016, o queijo tradicional do Planalto Norte havia ficado entre os melhores queijos produzidos em África.

Para 2018, os produtores do queijo tradicional do Planalto Norte do Porto Novo traçaram como meta “consolidar os ganhos” que este produto tem granjeado nos últimos dez anos.

A Feira Internacional do Gosto, que tem lugar, anualmente, em Itália, reuniu, em 2017, mais de 300 produtores de 23 países diferentes.

A cooperativa dos produtores da montanha, criada em 2005, reúne no seu seio 30 criadores apostados em melhorar cada vez mais a qualidade do produto, com vista à sua afirmação a nível internacional e a sua exportação além-fronteiras.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,2 abr 2018 6:43

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 abr 2018 15:42

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.