O presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse este fim-de-semana ter recebido garantias de que o executivo já assinou um acordo de empréstimo com o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), na ordem dos 12 milhões de dólares, para projectos estruturantes para Santo Antão nos sectores de água e saneamento.
“Recebemos essa confirmação do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que aproveitou a sua deslocação aos Estados Unidos para participar na Assembleia de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, para assinar o acordo de empréstimo para água e saneamento em Santo Antão”, notou Anibal Fonseca, citado pela Inforpress.
O empréstimo conseguido pelo executivo junto do Badea, destina-se, sobretudo, à extensão da rede de esgotos e construção de uma estação de tratamento de águas residuais no Porto Novo, bem como à melhoria das redes de distribuição de água nos três concelhos de Santo Antão.
Os investimentos, designadamente a extensão da rede de esgotos e a construção da ETAR no Porto Novo, deverão arrancar já no segundo semestre deste ano.