​Pedidos de vistos de estudantes passam a ser agendados online

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 mai 2018 11:10

3

Os pedidos de vistos de estudantes de Cabo Verde para Portugal vão passar a ser agendados "online" para evitar deslocações desnecessárias e que os requerentes passem longas horas na fila para serem atendidos, foi hoje anunciado.

"Vamos ter a informação 'online', a mais disseminada e clara possível. Vamos tentar ao máximo notificar os requerentes por e-mail para termos a certeza que as pessoas das outras ilhas têm informação ao mesmo tempo e para evitarmos que tenham de se deslocar inúmeras vezes à embaixada", disse à agência Lusa Tiago Penedo, cônsul de Portugal na cidade da Praia.

O responsável adiantou ainda que vai passar a ser possível fazer também o agendamento "online" da entrega dos processos para o pedido de visto, de modo a evitar novamente as "filas à entrada da embaixada".

O cônsul de Portugal falava à agência Lusa à margem de uma sessão de esclarecimentos sobre o processo de atribuição de vistos de estudantes com técnicos das autarquias e associações.

No ano passado, o processo de atribuição de vistos a estudantes cabo-verdianos foi contestado pelos candidatos, que se queixam de morosidade e de grande percentagem de recusas.

Durante a sessão, Tiago Penedo sublinhou a importância de os processos darem entrada o mais cedo possível, adiantando que já a partir do início de Junho deverá estar disponível no site da embaixada de Portugal em Cabo Verde o agendamento.

No ano passado, a maioria dos pedidos entrou nos serviços da embaixada nos meses de agosto e Setembro, sendo legalmente previsto um prazo de 60 dias úteis para a resposta.

Por isso, o responsável aconselhou quem quer iniciar as aulas em Setembro a entregar a documentação em Julho.

Entrega tardia dos pedidos, documentação mal preenchida e falta de documentos essenciais à análise dos meios de subsistência dos estudantes em Portugal foram os principais problemas identificados nos processos de visto.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 mai 2018 11:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  27 mai 2018 11:27

3

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.