Dia Mundial dos Oceanos celebrado com ciclo de conferências

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 jun 2018 7:35

​O Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), em parceria com Direcção Nacional da Economia Marítima, prepara-se para celebrar mais um Dia Mundial dos Oceanos, desta vez com um ciclo de conferências alusivas ao tema.

O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se a 08 de Junho, este ano com o lema “Prevenir a poluição plástica e encorajar soluções para um oceano saudável”. 

De acordo com o programa distribuído pelo INDP, as actividades englobam ainda conferências nas escolas sobre a problemática do (micro) plástico nos oceanos, conferência sobre os oceanos nas universidades, exposição, visitas e acções de sensibilização. 

O ponto alto ocorre no dia 08, com o acto central, na sede do INDP, em que se vai falar da “Oceanografia e pesca: do instrumental ao prático”, seguido da exposição sobre o INDP com tema “Química da vida”. 

Para a tarde desse mesmo dia prevê-se um dia aberto no Centro Oceanográfico de Mindelo (OSCM), com o objectivo de mostrar o que se tem feito a nível da investigação haliêutica aplicada em Cabo Verde. 

O programa de celebrações do Dia Mundial dos Oceanos prevê ainda um conjunto de acções de sensibilização sobre gestão das pescas, conservação dos oceanos e segurança no mar, com distribuição de folhetos e de um kit com informações úteis sobre o sector das pescas. 

A celebração do Dia Mundial dos Oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Cabo Verde, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 jun 2018 7:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 jun 2018 15:09

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.