Projecto Nha Porta cria sistema de endereços por geolocalização

PorExpresso das Ilhas,31 jul 2018 6:58

Paisagem da ilha de São Nicolau
Paisagem da ilha de São Nicolau

As localidades de Chanzinha e Lombona, na ilha de São Nicolau, são as primeiras contempladas por este projecto digital desenvolvido por um estudante de Engenharia Informática natural da ilha.

Eder Tolentino Cosme, formado pela UniPiaget de São Vicente, é o criador deste sistema de endereçamento de residências que nasce perante a constatação da “crescente necessidade de colmatar o problema de endereçamento das residências em Cabo Verde”.

O grosso das moradias no país não possuem ainda um endereço oficial registado o que traz problemas de localização em situações de atendimento de emergência bem como de entregas ao domicílio, como acontece quando há recurso a mecanismos de comércio electrónico.

“ “Nha Porta” pretende solucionar esta questão dos endereços que, sendo um alavanca para o desenvolvimento é uma área que, a nosso ver, merece toda atenção”, explicam os promotores da iniciativa que já conta com uma plataforma web desenvolvida pela CVTech Eletrónica, Informática e Multimédia. O portal web irá permitir a atribuição de um código de município a todas as residências possíveis a nível nacional e, “consequentemente, a atribuição de um número de identificação para as portas das residências”.

“Para atingir estes objectivos, estamos a trabalhar na realização de um cadastro nacional abrangendo todas a residências do país através do sistema de geolocalização para uma maior precisão de altitude e latitude”.

O processo de caracterização e identificação dos edifícios começou na ilha de São Nicolau, Concelho da Ribeira Brava, e já conta com cerca de 150 moradias identificadas nas zonas de Chanzinha e Lombona. A extensão do processo à sede do município irá contar com patrocínio da edilidade local.

image

Concluído o cadastro de moradias e atribuídos os códigos e números de portas, o que se espera é uma facilidade imediata na localização de residências e lojas. Aos utilizadores do serviço Nha Porta bastará inserir o nome do concelho e o código da residência para obter de imediato a localização exacta.

Segundo Eder Cosme, a CVTech já está a preparar uma app para que o serviço seja disponibilizado através de smartphones, tanto para sistema Android como IOS.

A ambição deste jovem empresário é incluir todas as ilhas, cidades e recantos do arquipélago nesse mapeamento residencial. Para este projecto o empreendedor contou com a colaboração de dois parceiros, um na área do design e outro na de comunicação. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 jul 2018 6:58

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  31 jul 2018 16:56

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.