Hortas regadas com esgoto na Praia. ARFA promete agir

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 ago 2018 7:15

2

​As hortas irrigadas com água de esgoto sem tratamento, na zona de Achada São Filipe, em Santiago, vão ser destruídas para salvaguarda da saúde pública.

A garantia é do director do serviço de Segurança Sanitária de Alimentos da Agência de Regulação de Produtos farmacêuticos (ARFA), João Gonçalves.

Confrontando com a questão, denunciada pelos moradores de Achada São Filipe Filipe, o responsável da reguladora recorda que as autoridades já tinham feito uma intervenção na localidade e promete uma nova acção.

“É uma situação reinante que já foi combatida. Vamos ver com a Delegacia de Saúde, com a IGAE e com o Ministério de Ambiente, porque é um problema ambiental, como resolver essa situação num tempo recorde porque é uma situação que já tinha sido aflorada anteriormente e cuja preocupação na altura foi a de destruição e encerramento das hortas”, garante.

No passado, a Agência de Regulação de Produtos farmacêuticos (ARFA), em parceria com outras autoridades, procederam já à destruição de hortas nas zonas de Praia Negra, que eram também irrigadas com água de esgoto do hospital. O mesmo foi feito nas imediações do prédio IFH, em Achada São Filipe.

“São casos que exigem seguimento, porque, infelizmente, as pessoas procuram sempre formas de se esquivar às orientações das autoridades”, lembrou.

Na semana passada, a delegada de Saúde da Praia, Ullardina Furtado já tinha denunciado a situação em entrevista à Inforpress tendo, na ocasião, solicitado “mais celeridade”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 ago 2018 7:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 ago 2018 2:07

2

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.