Velejador português começa viagem solitária até Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,19 jan 2019 10:46

Viagem inclui escalas nas Selvagens, La Palma, Gomera e Hierro

Miguel Sá parte este sábado, pelas 13 horas (12h em Cabo Verde), na Marina do Funchal, para a viagem em navegação solitária que tem como destino Cabo Verde e a Cidade da Praia, no âmbito do Projecto Re-Navegar.

Segundo comunicado da Associação do Filme, Televisão e Multimédia da Madeira, “o Re-Navegar pretende efetuar a ligação marítima em barco à vela e em solitário, entre o Funchal e as suas cidades geminadas no Atlântico”.

A cidade do Funchal e a Cidade da Praia estão geminadas desde 17 Julho de 2003, com o objectivo de fomentar a cooperação e intercâmbio nos domínios considerados de relevante interesse para ambas as partes: cooperação económica e empresarial, turismo, ambiente e património, educação e formação profissional, fomento cultural e desportivo e organização de serviços municipais.

O programa da viagem inclui escalas nas Selvagens, La Palma, Gomera e Hierro, nas Canárias e visitas às outras ilhas habitadas do Arquipélago de Cabo Verde, para estabelecer contactos com a comunidade local, em especial, a nível das autarquias e outras entidades em cada ilha, com apresentação da iniciativa e descrição das características e peripécias de uma navegação solitária, que repete, em algumas etapas, rotas do tempo das descobertas e do comércio entre os Arquipélagos. Serão entregues livros e outros materiais de âmbito cultural e educativo para cada comunidade.

A aventura poderá ser acompanhada na página de facebook “Re-Navegar-2019-Funchal-Praia”. Está também prevista uma divulgação actualizada da localização do navegador através do dispositivo GPS disponível a bordo e que transmite a posição da embarcação para uma página de internet em: https://eur-share.inreach.garmin.com/U4ATE.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 jan 2019 10:46

Editado porJorge Montezinho  em  20 jan 2019 10:09