Senado norte-americano confirma Jeff Daigle para embaixador dos EUA em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,1 jun 2019 11:09

Daigle é licenciado pela Universidade estadual de Louisiana
Daigle é licenciado pela Universidade estadual de Louisiana

O antigo embaixador norte-americano em Cabo Verde Donald L. Heflin anunciou, na sua página da rede social Facebook, que o Senado confirmou Jeff Daigle para seu sucessor.

“Estou animado que o Senado confirmou Jeff Daigle como meu sucessor, o novo embaixador em Cabo Verde, na semana passada", lê-se na mensagem de Donald L. Heflin, citada pela Lusa.

Dirigindo-se aos "amigos cabo-verdianos e americanos", Donald L. Heflin escreveu: "Vocês vão mesmo gostar dele - vale a pena a espera".

Donald L. Heflin acrescentou que disse ao seu sucessor para "estar pronto para uma 'morabeza' de ilha".

Em Março, um comunicado de imprensa divulgado pela Casa Branca avançou que o Presidente norte-americano, Donald Trump, "anunciou a sua intenção de nomear" John Jefferson Daigle para uma "posição-chave" na sua administração, após a aprovação pelo Senado norte-americano.

Dois meses depois, John Jefferson Daigle afirmou no Senado, a propósito desta nomeação, que, a ser confirmado, um dos principais objectivos em Cabo Verde será fortalecer a cooperação em matéria de segurança, a qual se reflecte nas fortes parcerias em segurança marítima e na aplicação da lei.

Funcionário do Governo na Comissão de Consultoria de Diplomacia Pública, Daigle tem conhecimentos das línguas portuguesa, francesa e 'khmer' (idioma oficial do Camboja), segundo a Casa Branca.

A nomeação para embaixador significa uma promoção na carreira de Daigle, que actualmente é membro da classe de conselheiro de ministro nos Serviços Estrangeiros Seniores dos EUA.

Com uma carreira diplomática e de funcionário do Estado, John Jefferson Daigle trabalhou também no gabinete do secretário-adjunto dos EUA para a Diplomacia e Assuntos Públicos e fez parte de missões diplomáticas dos EUA no Camboja e no Iraque, tendo recebido o Prémio de Serviço Expedicionário pelo seu serviço no Iraque.

O currículo de John Jefferson Daigle também inclui a função de coordenador-adjunto do Gabinete de Programas de Informação Internacional, um ramo do Governo norte-americano, com cerca de 700 escritórios em mais de 150 países, onde os cidadãos estrangeiros podem informar-se sobre os Estados Unidos da América.

Daigle é licenciado pela Universidade estadual de Louisiana.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,1 jun 2019 11:09

Editado porJorge Montezinho  em  3 jun 2019 9:24

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.