Directora-Geral de Imigração defende direito de opção à nacionalidade para filhos de estrangeiros nascidos em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 jun 2019 7:32

1

​A directora-geral da Imigração, Cármen Barros defende o direito de opção à nacionalidade cabo-verdiana, a todas as crianças estrangeiras nascidas no país.

Posição defendida em declarações à Inforpress, no âmbito da celebração alusiva ao Dia Internacional da Criança Africana, que se assinalou a 14 de Junho.

Conforme a responsável, o risco de crianças africanas estrangeiras não conseguirem a obtenção de nacionalidade cabo-verdiana é mais elevado, devido à vulnerabilidade a que podem estar expostas.

“Nós já registamos alguns casos de crianças que já nasceram aqui e porque os pais nunca estiveram legalmente no país não conseguem ter a nacionalidade cabo-verdiana”, refere.

Por isso, a responsável defende a necessidade de se criar um quadro que permita o direito de opção à nacionalidade cabo-verdiana a todos os africanos estrangeiros, assim como os estrangeiros não africanos, independentemente do quadro legal dos pais.

Cármen Barros sublinhou que a Direcção-Geral de Imigração já formulou uma proposta aos Ministério da Justiça neste sentido.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 jun 2019 7:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 jun 2019 7:21

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.